Minicursos
Curso 1: Gole de História - A cerveja na urbanização de São Paulo na virada do século XIX para o XX
Diógenes Sousa (Doutorando em História PUC-SP)
Dia 24/09 - 09h-11h - Sala S24
Resumo: o minicurso parte da experiência do diálogo entre a História e o Urbanismo, explorando a complexidade do patrimônio industrial de uma cidade como São Paulo. O período adotado como recorte historiográfico permeia as últimas décadas do século XIX e início do século XX, em que surgiram na cidade as primeiras ferrovias e as primeiras indústrias, com destaque para a instalação de algumas cervejarias, como, por exemplo, a Companhia Antarctica Paulista que, além de ser uma fábrica de bebidas, construiu uma série de outros equipamentos urbanos em São Paulo.
​
​
Curso 2: A formação de nossas identidades e sua importância político-cultural
Fernando Miramontes Forattini (Doutorando em História PUC-SP)
Dia 26/09 - 19h-21h - Sala P73
Resumo: este minicurso visa compreender um dos tópicos mais importantes para nossa disciplina, a História: como nossa(s) identidade(s), individuais e coletivas, são formadas ao longo do tempo e suas implicações político-culturais. Para isso buscaremos compreender o complexo conceito de Memória, sua formação ao longo do tempo até hodiernamente, como formador identitário, narrativo, presente (em oposto à visão de ser um ente ligado mais ao passado, como um arquivo) e mutante. Essa compreensão passará por diversas concepções teóricas da Memória, muitas que, infelizmente, até hoje habitam em cursos e pesquisas históricas, e, também, por concepções formadas em outras ciências, como a psicologia, neurociência, filosofia e geografia, levando ao conhecimento do aluno algumas pesquisas científicas que comprovam certas teorias contemporâneas. Por fim, buscar-se-á questionar como podemos utilizar este conceito de Memória que propomos atualmente e na pesquisa histórica, mediante um estudo de caso que, cremos, esteja de acordo com a proposta de XVIII Semana de História da PUC-SP: Educação, Cultura e Resistência: o papel da memória e de sua disputa em sociedades pós-regimes totalitários, tendo como caso de estudo o Brasil e a Argentina.
No curso, serão enviados aos alunos a bibliografia básica utilizada em aula. Além de um resumo da aula em si.
​
​
Curso 3: Práticas de ensino em História: projetos, jogos e sugestões de aulas
Juliana Monteiro (Doutoranda em História PUC-SP)
Dia 26/09 - 19h-21h - Sala P74
Resumo: a aula de história, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular BNCC, demanda o trabalho envolvido com projetos interdisciplinares que possibilita ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades como a interpretação de fontes variadas, comparação, observação, argumento e crítica, criatividade etc. É certo dizer também que o processo histórico é melhor compreendido pelo público da educação básica se o conteúdo for próximo da atualidade/realidade. Esse minicurso objetiva demonstrar e debater práticas em sala de aula, informando os desafios e resultados obtidos.
​
​
Curso 4: Repressão aos LGBTs em São Paulo na ditadura civil-militar (1968 - 1982)
Rafael Freitas Ocanha (Doutorando em História PUC-SP)
Dia 24/09 - 09h-11h - Sala T53
Resumo: entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1980, ocorreram diversas operações policiais que visavam requalificar áreas do gueto frequentado por LGBTs no centro da cidade de São Paulo. A contravenção penal de vadiagem era o artifício jurídico utilizado pela Polícia para legitimar os ataques a bares, boates e áreas de prostituição de rua. A situação piorou quando o delegado José Wilson Richetti assumiu a Delegacia Seccional Centro em 1980. Intituladas de Limpeza, Rondão e Sapatão, as operações disseminaram o medo e a violência policial na cidade. Em reação à forte repressão de Richetti, diversos grupos do movimento LGBT organizaram uma manifestação na frente do Teatro Municipal, em julho de 1980, a primeira da história do movimento. A resistência à violência policial também foi articulada por diversas frentes de apoio: denúncias publicadas no jornal Lampião da Esquina, assistência jurídica de advogados, apoio de movimentos sociais, além de queixas de deputados na Assembleia Legislativa. Analisar como ocorreu esta relação de repressão e resistência é o objetivo deste minicurso, que também pretende compreender a atuação do nascente movimento LGBT nestes episódios.
​
​
Observação: Cursos menos de 5 alunos serão cancelados.
​
​