top of page

Atividades Culturais

Programação

​

Segunda 23/09

Cinema (Auditório 100) - 23/09 - 14h-17h CINEDEBATE: 60 anos de Revolução: Soy Cuba

​

TERÇA 24/09
Café Arqueológico

(S27) - 16h-18h 
Objetiva retomar o debate interdisciplinar, e o papel da ciência arqueológica e geográfica como parte fundamental da produção histórica. O público foco da divulgação serão profissionais das duas áreas, pesquisadores e graduandos interessados no tema. Consiste no oferecimento de uma roda de conversa e debates ministrados pelos professores PUC-SP, convidados e estudantes no que se refere aos avanços de pesquisas e bolsas de estudo na área, além de perspectivas para os cursos de História e Arqueologia dentro do cenário atual.

 

Roda de Iniciação Científica com alunos e professores da PUC.

(S24) - 14h-16h

​

QUINTA 26/09
Oficina de Hip Hop: Ciências Sociais para além da universidade

(CACS) - 26/09 - 14h-17h
Tendo em vista o estigma construído em torno da produção artística do sujeito periférico, a atividade Oficina de Hip Hop: Ciências Sociais para além da universidade propõe uma revisão do olhar e da atitude dos profissionais e acadêmicos perante a maioria da população urbana. Objetiva compreender a atual conjuntura dos movimentos culturais negros e periféricos. Assim como apresentar caminhos para superar o distanciamento entre o profissional de Humanas e a sociedade brasileira, oferecendo novos recursos de interpretação da cultura popular e de resistência. Consiste em oficinas ministradas pelos coletivos de cultura Hip-Hop em presença com suas propostas de atividades interativas que relacionam a atual produção cultural do estado de São Paulo-BR aos seus temas correspondentes dentro da História acadêmica.

​

 

SEXTA 27/09
Oficina Quem sou eu na História: perspectivas do ingresso da periferia nas universidades.

Auditório 239
Objetiva complementar a discussão realizada pela Semana no âmbito da educação com a presença de secundaristas e alunos de Cursinhos Populares das áreas periféricas de São Paulo; oferecendo ao público a chance de aproximar-se dos atuantes do Ensino Médio público e futuros ingressantes no Ensino Superior. Consiste em oferecer espaço para uma Roda de Conversa e Apresentação dos coletivos presentes e alunos de Ensino Médio e/ou Cursinhos populares (Cursinho Lima do Sul; Carolina de Jesus; Lins do Rego; Coletivo “Da ponte pra cá”; Coletivo “NegraSô”), onde serão expressas suas convicções e perspectivas referentes ao Ensino Superior. 
O debate aberto será pautado nas discussões oferecidas pela Mesas temáticas e experiências dos protagonistas periféricos, buscando a troca de informações que resultem em melhor compreensão do processo seletivo do Vestibular, do ingresso na universidade, assim como das políticas de permanência estudantil. Será oferecido um tour pelo prédio Cardeal Mota- campus Monte Alegre PUC-SP, mediado pelo corpo do Departamento de História.

bottom of page