top of page

Mesas Temáticas

        Nesse ano, teremos 6 Mesas Temáticas no decorrer da XIX Semana de História PUC-SP, distribuídas entre os dias 18 e 22 de outubro. Nelas, recebemos a presença de diversos convidados especialistas das áreas das Ciências Humanas e Sociais no objetivo de explorarmos com maior afinco determinados temas que emergem em nossa contemporaneidade através de diálogos, exposições e palestras. Além disso, as mesas contam com a coordenação de docentes do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, também distribuídos de acordo com sua área de atuação, encarregados da função de mediar, comentar e apresentar seus estudos acerca do assunto tratado.  Essas atividades terão duração, em média, de 2 a 3 horas cada e serão transmitidas através do YouTube. Não há necessidade de inscrição prévia, os links de acesso serão disponibilizados em nossas plataformas digitais (instagram e site) e haverá a distribuição de certificados de horas aos ouvintes através do preenchimento de um Google Forms no dia e hora de cada evento.

 

Confira abaixo a nossa programação completa:

Mesa abertura.jpg

     Para a mesa temática de abertura, que ocorrerá as 10h da manhã na segunda (18/10), teremos a ilustre presença do historiador inglês, Dr. pela universidade de Oxford, Peter Burke. Burke possui uma vasta produção acadêmica e intelectual, e sendo autor de livros como "História e teoria social" e "Cultura popular na Idade Moderna", pôde influenciar significativamente a historiografia contemporânea.
     O Prof. Dr. Amilcar Torrão Filho, docente do Departamento de História da PUC-SP onde leciona Teoria da História, História Moderna e Contemporânea, ficará responsável pela coordenação da mesa. Torrão Filho tem principal atuação nos temas de urbanismo, cidades e vilas, história urbana, literatura de viagem, e outros mais. Suas principais publicações são "A Arquitetura da Alteridade: a Cidade Luso-brasileira na Literatura de Viagem (1783-1845)", "Paradigmas Do Caos Ou Cidade da Conversão?" e Tribades galantes, fanchonos militantes: homossexuais que fizeram história".

     Para a Mesa 2, "Festejos e Manifestações Culturais", temos como convidados especiais a incrível dançarina e Pesquisadora das Danças Tradicionais Brasileiras Maria Eugênia Tita, o Professor Dr. Matthias Assunção, que possui doutorado em História pela Freie Universitaet Berlin e é especialista em História social do Brasil, cultura afro-brasileira, capoeira e artes marciais do "Atlântico Negro" e na coordenação, apresentamos o docente do departamento de História PUC-SP Amailton Magno Azevedo. Amailton possui vasta formação acadêmica e ampla produção intelectual, com experiência na área de História da África e do Brasil. Uma de suas obras, dentre seus muitos artigos e pesquisas, é o livro "Sambas, Quintais e Arranha Céus: as micro-áfricas em São Paulo", além de ser de suma importância mencionar que o professor também atua como músico, tendo seu disco "Mundo Atlântico" lançado em 2004.

Mesa 2.jpg
Mesa 3.jpg

     A Mesa 3, "Reflexões da Ascensão do Autoritarismo", por sua vez, também conta com quatro participações ilustres. Teremos conosco o Prof. Dr. Edson Passeti, que atualmente é professor associado da PUC-SP, coordenando o Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária) e a Revista Ecopolítica. O professor é pesquisador na área de Ciência Política, com principal atuação em temas como anarquismo, estado, abolicionismo penal, sociedade de controle, entre outros.
     Nosso outro convidado é o Prof. Dr. David Almstadter, docente do curso de Relações Internacionais da PUC-SP e que tem como especialidades de trabalho nas Ciências Humanas e Políticas a Política Externa do Brasil e Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz.
Também contaremos com a participação da Ma. Barbara Aragon (UFF), que atualmente desenvolve projeto de pesquisa atuando em temas como neofascismo, Estados Unidos e Internet, além de possuir experiência em teoria decolonial, teoria marxista e teoria feminista.
     Por fim, a coordenação da Mesa 3 ficará com o Prof. Dr. Antonio Rago Filho, professor docente do departamento de História da PUC-SP e também do Centro Universitário Fundação Santo André. O professor tem vasta experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História, História da Música e História do Brasil pós-1964, com principal atuação em temas como ontologia histórico-imanente de Marx e Lukács, ditadura militar, a Arte de Astor Piazzolla e Pino Solanas, Estética e Revolução social da Espanha.

     Já na Mesa 4, que ocorrerá no dia 21/10, contaremos com a presença do Prof. Me. Manoel José Canada que, atualmente, é professor de História da Arte Brasileira no curso de Crítica e Curadoria e professor de Restauro de Pintura Mural no curso de Conservação e Restauro, ambos na PUC-SP.
     O Prof. Dr. Paulo Knauss, atual docente do Departamento de História e membro do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF, também irá compor a mesa. O professor desenvolve pesquisas sobre as relações entre Arte, Imagem e Cultura Visual, como também História, Memória e Patrimônio, além de ser sócio do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB).
     Também contaremos com a presença da Prof. Ma. Raquel Schenkman, Arquiteta e Urbanista pela FAUUSP, mestra e doutoranda pela mesma instituição. Docente do Departamento de Arte da PUC-SP desde 2011, Schenkman também é servidora pública da Prefeitura de São Paulo, no Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), onde hoje atua na direção, além de ser conselheira representante de departamento no CONPRESP.
     Outra arquiteta e urbanista e coordenadora de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu a compor a nossa mesa é a Prof. Dra. Paula de Vincenzo Mattos. A professora tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase principal em temas como modernismo, arte, artes plásticas e história da arte.
     Por fim, a Prof. Dra. Yvone Avelino, docente do Departamento de História da PUC-SP, realizará a coordenação da mesa. A professora possui ampla experiência na área de História, com ênfase em América Latina e principal atuação nos campos de Cidade, Cultura, História, Memória e Literatura.

Mesa 4.jpg
Mesa 5.jpg

A Mesa 5, "Cultura e Saber: olhares da Arqueologia", também vem com nomes de peso! Contaremos com a presença da Prof. Dra. Cintia A. Gama, que integrou missões arqueológicas no Egito e atuou como conselheira científica no Museu do Louvre. A professora tem vasta experiência na área de História e Arqueologia, com principal atuação nos temas de História da Gastronomia, História Antiga, Egiptologia e Religião.
     Também teremos a participação da Prof. Dra. Adriana Ramazzina, Doutora em Arqueologia do Mediterrâneo Antigo pela USP, com pós-doutorado no Museu de Arqueologia e Etnologia da mesma universidade. Ramazzina é especialista em Arqueologia Funerária, com pesquisas particularmente focadas nas evidências materiais da civilização fenício-púnica no Mediterrâneo Antigo, na costa levantina, no norte da África e na Sicília e atua especialmente nos campos de arqueologia histórica, teoria e método em arqueologia.
     Por fim, nosso coordenador de mesa será o Prof. Dr. Alvaro Allegrette, docente do Departamento de História da PUC-SP e do curso de Especialização em Arqueologia da Universidade de Santo Amaro (UNISA). Além de realizar pesquisas arqueológicas junto à École Française D'Athènes, o professor possui experiência de atuação em arqueologia do mundo antigo, história antiga e medieval, patrimônio histórico e arqueológico, museologia e história de museus.

     Para fechar a Semana com chave de ouro, trouxemos a Mesa "Formação Estética Brasileira nas Emergências do Contemporâneo". Dentre os brilhantes convidados, contamos com a presença do Prof. Dr. Paulo Arantes, Professor aposentado Senior do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Arantes póssui experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia e Filosofia Política, sendo sua atuação principal nos temas de Filosofia clássica alemã, Filosofia francesa contemporânea, Filosofia no Brasil, Cultura e Sociedade brasileira e Teoria Crítica do mundo contemporâneo.
     Além disso, também teremos a participação do Prof. Dr. Raphael Fernandes Alvarenga, Doutor em filosofia pela Universidade de Louvain, e co-editor da revista Sinal de Menos. Seus campos de interesse e pesquisa incluem a literatura moderna, a sociedade, a crítica dialética e a cultura brasileira.
     Para terminar, o Prof. Dr. Frederico Lyra de Carvalho, Doutor em Filosofia da Arte pela Université Lille 3, também se sentará à mesa conosco. Lyra de Carvalho desenvolve pesquisa nas áreas de música, com enfoque na música improvisada e nas relações entre música e filosofia, música e política. Além disso, também desenvolve pesquisas no campo da filosofia da Teoria Crítica, focando sobretudo no pensamento de T. W. Adorno e na teoria crítica brasileira.

Mesa encerramenti.jpg
bottom of page